O cliente é uma empresa global especializada no desenvolvimento e fabricação de componentes estruturais de ferro fundido de alta engenharia aplicados a componentes metalúrgicos e geométricos complexos amplamente utilizados em bens de capital.
Ela desenvolve soluções presentes em segmentos diversificados, como transporte de cargas (todos os modais), infraestrutura, agricultura, geração de energia e muitas outras aplicações industriais. Há mais de 80 anos, a empresa promove o acesso à saúde, saneamento básico, água potável, alimentos e outras necessidades básicas relacionadas à qualidade de vida. É reconhecida no mercado por sua capacidade inovadora e pelo conhecimento técnico de seus funcionários. A empresa possui plantas localizadas em Joinville/SC (Brasil), São Paulo (Brasil), Betim/MG (Brasil) e nas cidades de Saltillo e Ramos Arizpe (México) e Aveiro (Portugal).
Quais eram os desafios do cliente?
O cliente entrou em contato com a ENVEA para encontrar uma solução para controle de emissões e desempenho do filtro de mangas. A planta, localizada em Santa Catarina, sul do Brasil, fica no centro da cidade. Por isso, o bairro pressionou muito os órgãos ambientais e a própria empresa para minimizar a poluição do ar causada pelas emissões da planta e está ciente se ela está atendendo aos requisitos da regulamentação local.
O que levou a empresa a entrar em contato com a ENVEA?
Há muitos anos, a equipe da ENVEA no Brasil realizou visitas e apresentações do nosso sistema de controle de emissões e explicando os benefícios de conhecer e controlar as emissões tanto para atender aos padrões ambientais locais quanto para entender e melhorar a eficiência dos filtros de mangas.
Há dois anos, após uma remodelação da gestão da empresa e com a presença de um departamento ambiental e de manutenção de filtros de alta qualidade, as pessoas contataram a ENVEA e pesquisas tomaram a decisão de começar a instalar os primeiros monitores de poeira. No primeiro ano, 18 sensores foram instalados, no segundo ano mais 15 e neste ano mais 5 sensores foram instalados.
Qual solução ENVEA foi proposta ao cliente?
A ENVEA propôs o Leak Alert 80, uma solução simples e eficiente certificada pela TÜV que atende às necessidades técnicas e comerciais do cliente, juntamente com um suporte de alta qualidade.
O sensor é um sistema integrado de monitoramento de emissão de partículas e detecção de vazamento de filtro que apresenta a tecnologia ElectroDynamic® patenteada pela ENVEA para garantir monitoramento preciso e confiável, com aprovação TÜV de acordo com a EN 15859 como um monitor de poeira de filtro e conformidade com o US EPA MACT. O sensor incorpora configuração interna do instrumento por meio de um display digital e um teclado simples para fácil configuração. É fornecido com 2 x Relé (alarme) e 1 x saídas de 4-20 mA, com verificações de Garantia de Qualidade integradas para confiança na medição. As atualizações do usuário incluem opções para facilidade de uso e garantia de qualidade aprimorada.
O cliente está satisfeito com a solução fornecida pela ENVEA?
O cliente está muito satisfeito com toda a solução fornecida pela ENVEA (comercial, suporte de aplicação, serviço e assistência técnica) e adquiriu mais monitores de poeira para esta planta. Consequentemente, a planta de Santa Catarina agora tem 90% das chaminés controladas e o Leak Alert 80 ajuda a empresa a entender e monitorar o desempenho de filtros de mangas simples. Ele permite que a empresa melhore a eficiência do filtro de mangas, minimize as emissões e reduza os custos de manutenção dos filtros de mangas.
A empresa também implantou uma solução de tecnologia ElectroDynamic na planta do México que adquiriu mais 5 sistemas Stack 990. Em 2024, a planta de Minas Gerais (Brasil) receberá um equipamento com todas as suas chaminés para padronizar e aprimorar todo o monitoramento de emissões da plantar.