
Monitoramento de uma ensacadeira para detecção de sacos rasgados
Cliente: Bostik GmbH (Alemanha)
Material: Adesivos de construção
Ponto de instalação: Entre o sistema de encapsulamento e o paletizador
Função: Detecção automática de sacos selados de forma incompleta
A Bostik foi fundada há mais de 130 anos e agora é um fabricante líder de sistemas adesivos e selantes para o comércio de construção, indústria e entusiastas do faça você mesmo. Em sua unidade em Borgholzhausen, Alemanha, a empresa produz, entre outras coisas, adesivos de construção e compostos de nivelamento.
Em uma máquina de embalagem, o composto de nivelamento em pó é envasado em sacos no final do processo de produção e transportado para paletização por meio de um transportador. O material foi então enviado ao cliente.
DESAFIO ENFRENTADO
Ocasionalmente, é possível que um saco não tenha sido selado corretamente após o enchimento na máquina de empacotamento. Os sacos selados de forma incompleta chegam ao cliente. O material pode vazar e causar contaminação durante o transporte ou mais tarde nas instalações do cliente. Reclamações sobre produtos e despesas relacionadas também podem ser o resultado.
OBJETIVO
O objetivo da Bostik era evitar sacos incompletamente lacrados em tempo hábil e ejetá-los antes que chegassem à paletização, minimizando assim os problemas causados pela contaminação e desconforto ao cliente.
Para esse propósito, a linha de ensacamento deveria ser monitorada. A ENVEA projetou uma solução de monitoramento muito simples, incluindo a medição da concentração de poeira.
SOLUÇÃO
Os sacos são transportados da unidade de empacotamento para o paletizador por meio de uma correia transportadora. Os sacos foram levados para um ponto de transferência. Se um saco não for devidamente selado, uma grande quantidade de pó escapará abruptamente.
Como isso só acontece com sacos selados de forma incompleta, os sacos problemáticos podem ser detectados medindo a concentração de poeira no ar ambiente no ponto de transferência e removidos do processo antes de chegarem à paletização.
O AirSafe 2 da ENVEA foi projetado para monitorar a concentração de poeira no ambiente de aplicações de processo, tornando-o ideal para os requisitos da Bostik. O AirSafe 2 foi montado no ponto de transferência acima da correia transportadora e ajustado para um valor limite de poeira específico. Assim que isso for excedido, o processo de transporte para o paletizador é interrompido automaticamente e o saco selado de forma incompleta pode ser removido.
BENEFÍCIOS PARA O CLIENTE